Estudo

André Luiz e o Segundo Império


 
"Dentro de algum tempo, familiarizei-me com esse novo amigo. Participava de nossas preces, perdia tempo comigo, conversando. Contava-me histórias interessantes e muitas vezes relacionou recordações do Segundo Império, o que me faz acreditar tenha sido ele, André Luiz, também personalidade da época referida. Achava estranho o cuidado dele, o interesse e a estima; entretanto, decorrido algum tempo, disse-me Emmanuel que estava o companheiro treinando para se desincumbir de tarefa projetada e, de fato, em 1938, iniciava o trabalho com “Nosso Lar”.        - Testemunhos de Chico Xavier -.

 

O Segundo Império do Brasil se iniciou em 23 de julho de 1840 com a declaração de maioridade de Pedro de Alcântara, e teve o seu término em 15 de novembro de 1889, quando a monarquia constitucional parlamentarista vigente foi derrubada pela proclamação da república brasileira. André teria que ter vivido em meados de 1840 há 1889.  

Segundo Império
Dom Pedro II - Segundo Império

 

André Luiz seria da época do Segundo Império?

Há muita especulação sobre a identidade do André Luiz, pois não é o seu nome verdadeiro. Dizem que foi Carlos Chagas , Oswaldo Cruz e até Dr. Faustino Esposel . Mas esse testemunho de Chico Xavier nos dá outra possibilidade.
 
Carlos Chagas nasceu em 1879, a suspeita de ele ter sido o André Luiz é improvável. O segundo império se encerra em 1889. Teria no máximo 10 anos o André Luiz para contar histórias sobre o Segundo Império. Não dá para ser médico, casar-se, ter filhos, desencarnar, passar mais de 8 anos no Umbral, se recuperar, se preparar e passar quase dois anos conversando com o Chico Xavier e passar a obra Nosso Lar. É pouco tempo, não acham? 
Tirem suas próprias conclusões.

 

Oswaldo Cruz nasceu em 1872 e a República começou em 1889, teria 17 anos no final do Segundo Império. Seria o André também? É a mesma explicação para o Carlos Chagas, o tempo para ter construído uma família e se tornado médico. André Luiz, em vida, fora filho de um comerciante, enquanto que Oswaldo Cruz era filho de Bento Gonçalves Cruz, médico veterano da Guerra do Paraguai. 

É provável que Oswaldo Cruz não tenha sido André Luiz pelo seu núcleo familiar.

Dr. Faustino Esposel viveu em 1920. Foi, por dois mandatos na década de 1920, presidente do Clube de Regatas Flamengo. Está bem fora do Segundo Império. Não vou nem comentar a impossibilidade dele ser o André Luiz. 

Somente a personalidade de André Luiz é ocultada, por caridade e respeito, como vamos ver adiante. Esclarecido pelo espírito Emmanuel. Fora esse detalhe, tudo na obra é revelação. E o  caráter de uma revelação é a verdade. Por isso Emmanuel destaca que ocultará o nome verdadeiro do André Luiz.

O espírito pode reencarnar pouco tempo após a sua morte? Pode questionar alguém. Pode. Segundo O Livro dos Espíritos pode.

Mas André Luiz após a sua morte passou mais de 8 anos no Umbral, teve que se adaptar ao novo mundo, o espiritual, que não leva pouco tempo na situação em que ele foi socorrido como suicida, estar apto para passar um obra de tal importância.

Acredito mais na possibilidade, conforme a carta do Chico, de ter o André Luiz, na visão do Chico, vivido na época do Segundo Império.

Vamos fazer contas?
  1. Carlos Chagas desencarnou em 1934. Se for o André Luiz passou mais de oito anos no Umbral vamos para 1942. André Luiz  já estava como espírito conversando com o Chico em 1941 e recuperado, um ano antes de ser resgatado do Umbral.Se fosse o Carlos Chagas, em 1934 André ainda estaria no Umbral.
  2. Do nascimento de Carlos Chagas, 1879, até a publicação de Nosso Lar em 1944, foram 65 anos. Carlos Chagas viveu apenas 55 anos. Sobraria 10 anos. Mais de 8 anos no Umbral. Sobram 2 anos. Quase 2 anos ele ficou conversando com o Chico Xavier. Acabou o tempo. Se fosse Carlos Chagas o André Luiz, teria saído do Umbral para casa do Chico.
  3. Onde encaixar o tempo da sua adaptação no Nosso Lar, o trabalho nas Câmaras, a preparação para sua missão?

Não é provável que Carlos Chagas seja o André Luiz. Há quem crê que ele foi o André Luiz, mas as contas não batem. Emmanuel não arriscaria a veracidade da obra ao inventar 8 anos que André Luiz passou no Umbral , que se for o Carlos Chagas, a tese é derrubada por qualquer estudante que saiba fazer contas. Arriscar a veracidade da obra ou Carlos Chagas é André Luiz? Que acham? 

Emmanuel oculta. Não mente.

  1. O Oswaldo Cruz desencarnou em 1917. Mais 8 anos no Umbral vamos para 1925. Teria ele se recuperado e estar apto dezesseis anos após seu socorro? Sendo um suicida? Com muiiiiiito esforço da nossa imaginação, sim. Mas, o seu pai não era um comerciante. Não é provável também que ele seja  André Luiz.
  2. Oswaldo Cruz nasceu em 1872, morreu em 1917 de insuficiência renal. Viveu 45 anos. Do nascimento até a publicação do Nosso Lar são 72 anos. Viveu 45 anos, então sobram 27 anos. Passou mais de 8 anos no Umbral. Sobram 19 anos. Quase 2 anos conversando com o Chico. Sobram 17 anos. Passou um tempo hospitalizado, trabalhou nas Câmaras. Sim, é possível que em 17 anos pudesse estar apto para estar com o Chico na obra Nosso Lar.  Mas há indícios que Oswaldo Cruz não poderia ter sido o André Luiz. André Luiz era Clínico. Oswaldo Cruz, exerceu funções Públicas, um político da saúde. Nas descrições do livro, André Luiz era um Médico vulgar da época em que viveu, com uma vida social de um cidadão respeitável.
  3. No livro BRASIL CORAÇÃO DO MUNDO, PÁTRIA DO EVANGELHO , o Espírito Humberto de Campos nos revela uma das encarnações de Oswaldo Cruz, como personalidade da História do Brasil. "Estácio de Sá reúne-se às falanges invisíveis, encarregadas de cooperar no progresso daqueles sítios.  Sob as vistas amorosas do desvelado patrono da cidade, desdobra-se em dedicação a favor do seu progresso, entre os núcleos florescentes. Muitas vezes voltou Estácio a se corporificar na Pátria do Evangelho, para viver na paisagem predileta dos seus olhos. Sua personalidade aí adquiriu elementos de ciência e de virtude e, ainda há poucos anos, podia ser encontrada na figura do grande benemérito do Rio de Janeiro, que foi Oswaldo Cruz."   O André Luiz, como veremos no capítulo 2 da obra Nosso Lar,  falhou em sua missão aqui na Terra.

O Dr. Faustino nem precisamos fazer muitas contas. Ele morreu em 1931. Mais de oito anos de Umbral vai para pouco mais de 1939. Ele não se recuperou para estar com Chico Xavier em 1941, em menos de 2 anos.

Acho que podemos encerrar esse assunto da identidade do André Luiz. Por enquanto...😄  Pois vamos ver outros sinais da não identidade do André Luiz dentro da obra Nosso Lar.

"Todas as precauções são tomadas. A tarefa não se inicia de imediato. O trabalho que ambos vão realizar não é um trabalho comum de psicografia. Não se realiza como os anteriores e nem como aqueles que viriam depois. Não se trata agora de páginas confortadoras, poéticas ou romanceadas. O labor que vão iniciar reveste-se de características especiais e exige de ambos a melhor identificação possível. Para maior afinidade, André Luiz acompanha o médium em todas as suas tarefas e se demora em conversações. Não há pressa. Todos estão cônscios de suas responsabilidades, e Chico aguarda que André Luiz esteja pronto. Este, segundo esclarece Emmanuel, está treinando para o trabalho, e só em 1943 dá início ao seu primeiro livro“Nosso Lar”." (Testemunhos de Chico Xavier - Suely Caldas)

 

 

 

Contribuições

LISTA DE CONTRIBUIÇÕES

Até o momento não temos nenhuma contribuição. Caso queira incluir sua contribuição, cadastre-se e faça login

Incluir Contribuição

Para incluir colaboração ao estudo faça o seu cadastro e Acesse com seu login e senha.

 

Projeto de Estudo do Livro Nosso Lar - EAD

Idealização e execução by Edson Roberto - Contato: estudo@estudonossolar.com.br

Plataforma interativa para facilitar o estudo do Livro Nosso Lar, do Espírito André Luiz, psicografia do Médium Francisco Cândido Xavier, da Editora FEB