Estudo Proposto
Relação com Deus
Se o André Luiz conhecesse a Proposta Espírita para uma boa relação com as Leis Divinas seria diferente sua situação após a morte?
Assista o estudo em vídeo. Inscreva-se em nosso canal no Youtube e ative o sininho para receber notificações de novos vídeos
|
165. O conhecimento do Espiritismo exerce alguma influência sobre a duração, mais ou menos longa, da perturbação?“Influência muito grande, por isso que o Espírito já antecipadamente compreendia a sua situação. Mas, a prática do bem e a consciência pura são o que maior influência exerce.”
O Livro dos Espíritos - Allan Kardec
Qual o sentido da palavra Religiosidade? É ação no bem. Não é imobilidade. A prática do bem é a prática religiosa Universal em todas as fases evolutivas que o Espírito alcance. Do átomo ao arcanjo. A relação ideal com Deus se dá obedecendo e cumprindo os seus desígnios. Ou seja, os Seus planos. E, em todos os Seus planos está inserido o seu amor por todas as criaturas.
Não precisamos estar presos a nenhuma religião para exercer a religiosidade. Atualmente as religiões são importantes para iniciar o homem ao Criador, pois, a religiosidade, apesar do Homem buscar se adaptar em uma Religião, é uma relação individual com Deus, sem grilhões, sem amarras, sem pencas, sem intermediários.
Mas se não há necessidade de intermediários para nos relacionarmos com Deus, por que então precisamos da Religião?
Temos um exemplo da prática dessa lei do amor, na entrevista a um Espírito em missão na Terra que habita Júpiter, (um planeta muito superior ao da Terra, na escala dos mundos proposta por Kardec no O Livro dos Espíritos), onde Kardec questiona sobre a vida em Júpiter, publicada na Revista Espírita de 1858.
81. Há várias religiões?- Não; todos professam o bem, e todos adoram um único Deus.
82. Há templos e um culto?
- Por templo há o coração do homem; por culto o bem que ele faz.
31. Poderias nos dar uma ideia das diversas ocupações dos homens?
- Seria preciso dizer muito. Sua principal ocupação é encorajar os Espíritos que habitam os mundos inferiores a perseverarem no bom caminho. Não tendo infortúnio a aliviar entre eles, vão procurar onde se sofre; são os bons Espíritos que vos sustentam e vos atraem ao bom caminho.
46. Poderias nomear-nos alguns Espíritos, habitantes de Júpiter, que cumpriram uma grande missão na Terra?
- São Luís.
67. Se o povo mais avançado da Terra se visse transportado para Júpiter, que categoria nele ocuparia?
- A classe dos macacos entre vós.
“Encorajar os Espíritos nos mundos inferiores a perseverarem no bom caminho”. É a prática principal de uma civilização completa, vivendo o Evangelho ensinado por Jesus. É a proposta no aspecto religioso da Doutrina Espírita, resgatando a prática da caridade, para que a Terra entre definitivamente na sua Regeneração.
Há algumas pessoas no Movimento Espírita que entendem que Espiritismo não é uma Religião. Sem abrir nenhuma discussão nesse sentido, convido a todos a observar a resposta do Espírito de Júpiter. Notamos que ele responde a questão e nos dá outra resposta a uma questão oculta nas inquirições de Kardec.
Primeiro responde "Não", não há religião em Júpiter.
A resposta condena a Religião?
Que quer dizer ele? Onde todos professam o bem e adoram um único Deus, não há necessidade das religiões.
E nos Mundos onde se adoram vários Deuses, onde os que creem em um Deus Único não seguem suas diretrizes e a grande maioria não professam o bem?
Entenderam o papel das Religiões para encontrarmos Deus?
As Religiões são importantes para o desenvolvimento da relação com Deus dos Espíritos nos Mundos inferiores.
Como a Terra é predominantemente habitada por Espíritos distantes do bem, eis porque a Religião é necessária.
Onde há Espíritos distantes do bem há a necessidade das Religiões. Onde há o bem no coração dos homens, não há necessidade das religiões.
Adorar um único Deus, refere-se a unidade de entendimento da relação adequada com o Criador e suas Leis. Aqui na Terra, temos diferentes Religiões por não termos alcançado o verdadeiro entendimento da relação que deveremos adotar com Deus.
O problema não está na Religião, são os homens que a representam ou que as dirigem, egoístas e orgulhosos.
O mal maior hoje é o bem que se faz a si mesmo, esquecendo-se do próximo. No futuro quando a humanidade se compor em sua maioria de homens de bem, o bem se fará a todos.
Por enquanto, o melhor que temos para alcançar esse entendimento com Deus são as Religiões, imperfeitas na sua aplicação e interpretação, pois são representadas por homens imperfeitos. E, o Espiritismo propõe, no seu aspecto religioso adotar como Religião as lições deixadas pelo Mestre Jesus.
Não acreditamos que a Ciência Acadêmica teria mais êxito, pois ela está mais próxima do Materialismo que de Deus na atualidade. Ainda muito empírica a ciência não assume o transcendente. E as religiões, apesar de um histórico prático de contaminação com nossas imperfeições, está mais próxima de Deus que o Materialismo.
Queremos apenas fazer notar que a Religião, conforme o Espírito de Júpiter responde implicitamente, é um meio de chegar ao entendimento de Deus, onde há Espíritos que não professam o Bem.
Não podemos esquecer que os grandes missionários do Cristo na área da Moral, na sua grande maioria, foram inseridos em organizações religiosas. Lao-Tsé, Buda, Confúcio, Moisés, Teresa Dávila, Francisco de Assis, etc. , retirando os cultos exteriores inseridos às lições morais, trouxeram suas contribuições ao seu tempo, para prepararem a Humanidade a aprender como melhor se relacionar com Deus.
A Religião progride. Não tanto quanto queríamos. Mas progride junto com o Homem. No futuro se associará a Ciência respondendo todas as questões filosóficas que afligem o Homem.
Se o André Luiz tivesse o conhecimento Espírita e não praticasse o bem, estaria na mesma situação em que se encontra, pois veremos posteriormente que ele fazia parte de um Religião Cristã, mas escolheu as discussões inúteis, ignorando o conhecimento concomitante a aplicação.
"Por templo há o coração do homem; por culto o bem que ele faz".
Que vocês acham? Estamos pertos dessa condição de Júpiter, ou vamos demorar mais alguns séculos?
Independente da sua resposta, lembrem-se. Você agora personaliza a sua melhor versão. Creia que você pode. Você está imperfeito. Você no futuro será perfeito.
Um dia todos nós seremos anjos, vamos trabalhar e acreditar. Que um dia todos nós seremos anjos. No planeta onde o amor, unicamente o amor, há de reinar. E assim será.
Um grande abraço, saúde e muita paz, a todos e a todas!!!
Fé no futuro a religião tem sido mais eficaz.
- “O estudo realizado pelo Office for National Statistics (ONS), considerado uma espécie de IBGE dos britânicos, mostrou que as pessoas de fé são mais felizes do que as que não creem. E dentre as religiões, os maiores índices de satisfação com a vida foram registrados na tradição judaico-cristã. O estudo também apontou que o menor índice de felicidade foi registrado entre os que não têm religião, como os ateus, por exemplo.”
- Um novo estudo do Pew Research Center, sediado nos Estados Unidos, revelou que pessoas mais ligadas às suas crenças se descrevem como "muito felizes" com mais frequência que as que não frequentam uma comunidade religiosa. Ao todo, foram 26 países pesquisados para determinar se a religião reflete de forma positiva, negativa ou neutra em indicadores de bem-estar, como a percepção de felicidade, assim como critérios de saúde (mais exercícios, menos tabagismo e alcoolismo, índices de depressão) e participação em eventos cívicos, como eleições.
- Estudo mostra que crianças que participam da religião crescem mais felizes. Um estudo produzido pela Harvard Chan School of Public Health em 2018 mostrou que as pessoas que vão à igreja semanalmente ou tiveram uma vida de fé, com oração ativa durante a infância, estão mais satisfeitas na fase adulta. Ou seja, desenvolver a fé e a espiritualidade enquanto ainda criança beneficia a vida do individuo par sempre.
Pense nisso!
Contribuições
Até o momento não temos nenhuma contribuição. Caso queira incluir sua contribuição, cadastre-se e faça login